Aprenda a localizar um vazamento no seu imóvel

Em 05 de Janeiro de 2017

Muitas vezes só é possível perceber que seu imóvel está com um vazamento, quando a conta de água chegar com um consumo acima do normal. Os tipos de vazamentos mais comuns são as torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas e problemas na boia da caixa d´água, mas existem também os vazamentos internos, que são difíceis de encontrar e, na maioria das vezes, exigem os serviços de um encanador.

Mas, hoje vamos compartilhar algumas formas de você mesmo poder encontrar o vazamento e solucioná-lo. Conheça quais e onde são os vazamentos mais comuns que podem aparecer no seu imóvel:

  • Verifique o funcionamento da torneira da boia. Em dias não chuvosos, observe se há vazamento pelo telhado ou calhas.
  • Feche a torneira da boia da caixa, todas as torneiras do imóvel e não utilize os vasos sanitários. Verifique no hidrômetro se houve alteração na marcação. Se você verificar uma alteração, chame o encanador. Há vazamento no ramal interno alimentado pela rede.
  • Feche a torneira da boia da caixa, todas as torneiras do imóvel e não utilize os vasos sanitários. Marque na caixa o nível da água, aguarde 1 hora e verifique se ele diminuiu. Se o nível abaixou o vazamento está na canalização, torneiras ou nos vasos sanitários alimentados pela caixa. 
  • Esgote ao máximo a água do vaso sanitário e observe o nível. Caso a água volte ao nível em que se encontrava antes, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
  • Abra o registro do cavalete, prenda a boia da caixa d'água de modo que não caia água, marque o nível da água e anote a leitura do hidrômetro. Aguarde cerca de 3 horas, faça uma nova leitura do hidrômetro e verifique se o nível de água da caixa permaneceu o mesmo. Se houve alteração da leitura, existe vazamento no trecho da tubulação entre o hidrômetro e a caixa d'água e caso o nível da água na caixa abaixar, existe vazamento entre a caixa d'água e a distribuição para o imóvel.
  • Feche o registro do hidrômetro. Abra uma torneira alimentada diretamente pela rede e espere até a água parar de correr.  Imediatamente, coloque um copo cheio de água na boca da torneira. Se houver sucção da água do copo pela torneira é sinal de que há vazamento no ramal alimentado diretamente pela rede.
  • Jogue cinza de cigarro ou borra de café no vaso sanitário, normalmente ela vai ficar depositada no fundo do vaso. Após 10 minutos, se a se a cinza ou a borra não parar no fundo do vaso, há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.

Se você localizou um vazamento no seu imóvel, chame um encanador e resolva logo esse desperdício de água, que você não usa, mas paga. 

Notícias

COMPRE BLUKIT PELO WHATSAPP

Se você é lojista, preencha seus dados
que entraremos em contato.

Se preferir, nos adicione: +55 47 9.9101-7059